O gluten faz mal a saúde?

 O Glúten Faz Mal para a Saúde? Quais suas Consequências para o Organismo?

 O Glúten faz mal para a saúde?

Você já notou que todos os alimentos industrializados destacam nos ingredientes se aquele produto contém ou não glúten?

Você sabe o que é o glúten? Nada mais do que uma proteína que está presente no trigo, e por causa disso em todos os alimentos derivados do cereal, como massas, pães e alimentos ricos em carboidratos de alto índice glicêmico.

Embora a maioria das pessoas não tenha problema com o glúten, muitas outras possuem um problema de saúde chamado “intolerância ao glúten”, uma doença celíaca que impede a pessoa de comer alimentos que contenham essa proteína.

Os sintomas podem variar desde feridas que aparecem na pele até inflamações mais graves nas paredes do estômago, e que se não forem cuidadas podem se transformar em algo bem mais danoso ao corpo.

Porém, nem todo mundo está livre de não sofrer algum tipo de reação alérgica com o consumo do glúten. E isso está ligado ao fato de que o glúten é uma proteína relativamente grande, o que dificulta para que o corpo possa quebrar ela em pedaços menores. E, como consequência, uma quantidade maior de anticorpos é liberada.

 

Quais são as consequências que o glúten pode causar no organismo?

 

O consumo do glúten pode causar consequências desde as mais leves até as mais graves, como:

  • Prisão de ventre;
  • Diarreia;
  • Gases intestinais;
  • Pode ocasionar feridas em toda a pele;
  • Pode diminuir ou aumentar a fome;
  • Ajuda a pessoa a ganhar peso;
  • Pode causar algumas inflamações
  • Pode causar complicações como úlcera e gastrite;

Se os sintomas apresentados forem os mais leves, basta que a pessoa mude de alimentação e corte os alimentos que contenham glúten.

Para muitas pessoas, uma mudança na alimentação pode mudar rapidamente a situação e fazer os sintomas sumirem. Mas basta um pão para que os problemas voltem. Se isso acontecer, o recomendado é que a pessoa passe por uma reeducação alimentar para que não volte a comer certos grupos de alimentos.

Há também um problema relacionado ao colesterol ruim, o LDL. Algumas pessoas apresentam um aumento do LDL relacionado ao consumo do glúten. Se qualquer sintoma aparecer, se faz necessário medir o nível de colesterol com um médico.

Além disso, o consumo do glúten pode causar alguns outros problemas como dores de cabeça frequentes, dificuldade para que mulheres possam engravidar e até mesmo hipotireoidismo. E, claro, é um grande obstáculo para quem deseja emagrecer.

 

O que mais o glúten pode causar no organismo?

 

Além de todos os malefícios já citados, o glúten também pode alterar o funcionamento normal do sistema nervoso, o que pode causar um desequilíbrio hormonal e alterar algumas funções vitais no organismo.

Um dos hormônios mais afetados pelo consumo do glúten é a serotonina, um hormônio que causa uma sensação de bem estar no nosso corpo. E quando esse hormônio está em desequilíbrio, a melhor maneira de restabelecer as condições naturais é praticando exercícios físicos, que além de equilibrar novamente a serotonina ajuda a emagrecer de verdade e de modo saudável.

Está cada vez mais fácil encontrar produtos naturais nos mercados livres de glúten. Apesar de serem um pouco mais caros, vale à pena o investimento. Mesmo pessoas saudáveis correm alguns riscos, como não conseguir absorver algumas vitaminas e nutrientes por causa da influencia do glúten.

O ideal é sempre manter as refeições balanceadas e saudáveis para que você não precise se preocupar em excesso com o que está comendo!

 

Se você gostou do artigo de hoje, deixe a sua curtida abaixo e não se esqueça de compartilhar o conteúdo em suas redes sociais! Se curtiu, deixe o seu comentário abaixo e fique de olho para os nossos próximos artigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *